maio 17, 2009

Mãe-gente














Curioso como a vida se transforma, há pouco minha filha era uma criancinha, e pouco a pouco, ou rápido demais, ela se transformou em uma bela moça, de longos cabelos e com idéias firmes, idéias dela, e ideais fantásticos.

E mãe ou se molda nesse ‘transformar’, ou sai de cena, acabrunhada, triste e remoendo velhos chavões, de que: ‘filhos são ingratos’.

Eu não quis e não criei minha filha, a minha imagem e semelhança, muito pelo contrário, sempre disse a ela: filha se espelhe onde eu não erro, se espelhe onde eu não sofro, aprenda a viver antes de mais nada por você e por você, isso não é egotismo, isso é ‘se achar’ pela inteligência.

Não quis passar a ela a idéia que minha mãe passou pra mim, de heroína, o tempo todo, de forte o tempo todo, porque quando vi que minha mãe não era ‘tudo’ que ela fortemente quis passar, eu me decepcionei pacas, porque a ‘minha mãe’, não podia falhar, ela era ‘super’ não era?

Claro que superei isso [acho]. Mas lá no fundinho ainda a vejo uma mulher nordestina arretada, com uma peixeira na mão, arreganhando o mundo pra que eu e minhas irmãs pudéssemos passar pela ‘selva da vida’ sem se machucar!

Amo minha mãe, muitão mesmo! Admiro-a por ser uma vencedora no meio de tantos que não foram, é uma senhorinha linda, enxuta, que com seus 79 anos, brilha por onde passa. Acredita no ‘amanhã’, tem projetos e nisso me espelho nela, e em envergonho de muitas vezes, abaixar a cabeça porque a poeira dos dias fica muito forte.

Mas, voltando na curiosidade que é filho-mãe. A gente-mãe tem uma arrogância muito grande, a mãe-gente acha que pode salvar filho de tudo, será que temos esse poder?
Acredito que pela oração eu posso salvar minha filha de perigos, e da selva da vida, mas aí não sou eu que faço e sim o Deus da vida que faz.

Aprendi que preocupação de mãe é uma energia muito ruim, que abala o sistema do Bem.
Mas aprendi também que benção de mãe salva de um tudo nessa vida.


Texto e fotografia: Solange Mazzeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário