maio 17, 2009

Fernanda Montenegro - Bela e divina DIVA





"O ator é o demônio que dá passagem a outra entidade esquizofrênica dentro dele", ----- Fernanda Montenegro --

Dentro dessa frase, 'viajei', sou atriz, amo o teatro como um todo bem grande dentro de mim.

Teatro é a vida que nos acomete de desejos, de paixões.

É uma maneira de libertamos os demônios como diz a ilustríssima Fernanda Montenegro, de por pra fora, o lodo que todos temos na alma, no corpo, na boca, na bochecha e nas entranhas...

E também por pra fora, todo lado 'anjo', todo lado poeta, todo mel.

Ser ator é uma ato de fé, um ato de ter a liberdade de deixar escorrer a gritaria que nos devora.

Ator é um ser atormentado por idéias, fazer um 'outro', sem dar ouvidos a nosso sensor de 'não', é burilar, é renunciar, é domesticar um leão, é demasiado bom ser ator, mas é demasiado trabalhoso deixar de ser pra ser, ou ser pra deixar de ser.

Enquanto personagens, nosso lado 'eu' se aperta de um lado do cérebro, se acanha e deixa a personagem existir por si, como dona absoluta de nosso corpo, de nossa mente, e ao mesmo tempo, não entramos em transe nenhum, nossa mente se arruma loucamente pra guiar enquanto pessoa tudo, 'sabemos' tudo que ocorre a nossa volta, os suspiros, os barulhos, as interferências, registramos tudo, com uma velocidade tamanha que chega quase a ser incoerente enquanto seres humanos...

Às vezes, me pergunto, ator é ser humano? Ou somos 'bichinhos' de outro planeta?

Eu mesma não me acho muito humana, me acho meio fora de órbita, meio anormal, mas é tão bom quando ao sair do palco, na volta pra braços familiares, sabermos que somos seres humanos, que sentem tudo que qualquer outro ser humano sente, que depois de nossa 'esquizofrenia' temporária,a gente tem retorno, tem memória, tem o lado de tirar o chinelo do pé cansado e deitar no sofá da sala, sem pensar no make, sem pensar no cabelo, sem pensar em nada...

Só ser a gente, só ser gente, que se jogou num palco, e tem uma camisolinha velha e macia pra botar no corpo.

Essa amplitude que é o saudável pra o ator, porque senão a gente fica só com os pés no ar, e acha que não envelhece, e que é super herói.


texto by Solange Mazzeto
foto da Fernanda e a frase dela, você confere aqui
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u565882.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário